(79) 3522-2283
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Estância - Sergipe

Geral

Preocupado com assaltos e arrombamentos no comércio de Estância, CDL quer intensificar serviço de câmaras na cidade

30/03/16 03h38
Folha da Região / Por Augusto Santos

Preocupado com assaltos e arrombamentos no comércio de Estância, CDL quer intensificar serviço de câmaras na cidade  

Por Augusto Santos/ Folha da Região

A Câmara de Dirigentes Lojistas do município de Estância-SE, a 68 KM da capital Aracaju, promoveu no dia 23 de março, no Parlamento Municipal, uma reunião ampliada que discutiu o fortalecimento da segurança no município sul sergipano. A reunião contou com a presença da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, SMTT, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Estância.

Para o presidente da CDL, o contabilista Valdemir Alves Oliveira (Valdemir da Contag ) os últimos acontecimentos fez com que nossa entidade acelerasse essa reunião. “Hoje os assaltos e arrombamentos aos estabelecimentos comerciais em Estância têm crescido, a nossa ideia é ampliar a quantidade de câmaras em nossa cidade numa integração com os órgãos de segurança”.

Valdemir explica que a proposta é adquirir junto a um empresário as câmaras que estavam sendo utilizadas pela SMTT em forma de teste e colocá-las a disposição da Polícia. Assim como incentivar cada lojista adquirir câmeras de qualidades colocando na frente de sua loja, fazendo um link com a Polícia cedendo suas imagens aos órgãos de segurança.

Segundo Valdemir, essas ferramentas tecnológicas vêm funcionando muito bem em outros municípios, a exemplo de Ribeira do Pombal-BA, Lagarto-SE e Aracaju. Ele afirma que as estatísticas apontam que no local onde existe uma câmara a criminalidade tem reduzido. “As imagens utilizadas pelos agentes de seguranças efetivamente ajudam no combate a criminalidade, servindo para investigar e coibir os crimes”.

O presidente da CDL revela que a proposta vai mais além, queremos colocar câmaras de longo alcance também nos bairros: Cidade Nova, Bairro Alagoas, Candeal, entre outros “Nosso intuito é que nesses locais a Polícia possa está fazendo um monitoramento das pessoas que circulam e possa utilizar para qualquer investigação policial”.

A nossa reportagem ouviu a delegada Dra. Clarissa Mesquita, que também participou da reunião, para ela: a questão de segurança é um problema geral, não é problema apenas da cidade de Estância e o combate tem que partir da integração de todos blocos. “Melhorar a estratégia de segurança é uma excelente ideia, a tecnologia está aí e existe para nos ajudar”.

Ela destaca que a união das forças de segurança é essencial para combater efetivamente a criminalidade e ressalta que em Estância existe uma integração, onde estão todos juntos: Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e SMTT. 

 O prefeito Carlos Magno que também esteve presente avaliou como excelente essa reunião. Ele disse que segurança pública é uma atividade civil que precisa do engajamento de toda sociedade. Citou que a Prefeitura vai fazer a sua parte: disponibilizar o software, o sistema de internet já existente do município, o gerenciamento logístico para o monitoramento 24H e os suportes que irão segurar as câmaras existentes. “As imagens serão gravadas no servidor da SMTT e retransmitidas para os órgãos de segurança em tempo real. Já as câmaras os nossos empresários vão comprar e a Policia Militar vai fazer a parte ostensiva, essa parceria vai levar grandes benefícios a sociedade”, destacou Carlos Magno.