Câmara dos Dirigentes Lojistas de Estância - Sergipe

BNDES pretende criar medidas para micro e pequenas empresas

18/10/16 10h57
Site CNDL

Em conversa com empresários de todo país nesta segunda-feira (17), durante o 3º Fórum Nacional CACB Mil, no Rio de Janeiro, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, afirmou que medidas voltadas para micro, pequenas e médias empresas devem ser anunciadas em um plano para o primeiro semestre de 2017. “Sabemos que é difícil atender a todos com capital de giro e linhas de financiamento. O país tem pressa e o banco pode fazer mais rápido e melhor”, disse.

A executiva destacou que as pequenas empresas tem dificuldade de acesso ao crédito. “Nesse processo de retomado do crescimento estamos analisando uma série de medidas que beneficie o micro empreendedor”.

Segundo Maria Silvia, recentemente foi formado um grupo no BNDES para buscar a simplificação de acesso ao crédito. Entre as discussões, estão as relativas ao cartão BNDES, chamado de Cartão 2.0, com uma plataforma mais aberta e segmentada.

A executiva também defendeu que pequenas e médias empresas possam ser parte da cadeia de exportação. “Só no primeiro semestre deste ano quase mil empresas pediram recuperação judicial no Brasil. As micro e pequenas são parte fundamental dessa cadeia produtiva”, acrescentou.

Na ocasião, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, falou sobre a UNECES e destacou a importância do setor de comércio e serviços para a retomada do crescimento. “Seria ótimo se o cartão BNDES fosse estendido para o micro crédito”, sugeriu.

Desenvolvimento e Políticas Públicas

Nesta terça-feira, o presidente da CNDL participa do painel que vai tratar de “Desenvolvimento e Políticas Públicas”. O encontro também terá a participação de Marcelo Maia, secretário de Comércio e Serviços do MDIC, George Pinheiro, presidente da CACB, José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da ABAD, Paulo Solmucci Junior, presidente da Abrasel, Fernando Teruó Yamada, presidente da Abras, Nabil Sahyoun, presidente da Alshop e Cláudio Elias Conz, presidente da Anamaco.